Basquete


2018
O Moto começa a semana festejando mais um título no basquete, categoria adulto masculino. O time rubro-negro foi à Bacabal e garantiu o título da 2ª Copa Mearim, realizada nesse fim de semana, com a participação de sete equipes, entre as quais uma do Piauí.
A final foi realizada nesse domingo (9/9/2018) e terminou com a vitória motense, por 75 a 52, contra o Piauí Basket. O destaque da final foi o jogador motense Kassius Clay.
Na semifinal, o Moto venceu o Balsas, por 67 a 42, e o Piauí Basket avançou após derrotar o BBC, por 60 a 55. Na primeira fase, no Grupo A estiveram Moto, Bacabal, Caxias e Piauí Basket. No Grupo B, Caos, Balsas e BBC.
A equipe de Basquete do Moto venceu as duas partidas contra o Jovens Maranhenses e ficou com a vaga na final da Copa do Nordeste de Basquete masculino. Os dois jogos foram disputados no Ginásio Costa Rodrigues. Na primeira partida, o placar foi 62 x 50 para o Papão do Norte. No segundo jogo, realizado na noite desta quarta-feira (30/06/2018), o Moto venceu por 59 x 34. Com a vaga garantida na final da Copa do Nordeste, o Moto Club agora espera pela definição dos confrontos entre Rio Grande do Norte e Paraíba. A Copa do Nordeste garante vaga na Super Copa Brasil de Basquete Masculino 2018, no Paraná.

2017
Moto Club está participando da I Copa São Luís Adulto de Basquetebol Masculino. O torneio é uma iniciativa de algumas equipes da cidade, em função da omissão da Federação Maranhense na realização de torneio no Estado. O torneio contará com 16 equipes, que serão divididas em 4 grupos, onde as duas melhores equipes sairão para a disputa da fase final da competiçãoNa estréia (15/7/2017), o Papão venceu a equipe do 8 de maio pelo placar de 63 x 40, no Ginásio da Universidade Federal do Maranhão. No dia 22/7/2017, no Ginásio Paulo Leite, Moto Club venceu ODASC pelo placar de 111 a 41. No dia 30/7/2017, Moto Club venceu a equipe do São Luís Guarás por 115 a 48, no Ginásio Paulo Leite. Com esse resultado, Moto Club terminou em primeiro lugar no grupo. As Quartas de Final do Torneio estão marcadas para o dia 5/8/2017: Moto Club x MB; BBC x São Luís Guarás; Jovens x Estilos; e Turma x Turquesa.
Moto Club venceu MB Basquete por 77 a 56, nas Quartas de Final da I Copa São Luís Adulto de Basquete Masculino. O Rubro Negro da Fabril sofreu pra se encontrar em quadra nos minutos iniciais da partida, mas a equipe conseguiu impor seu jogo e sair com a vitória. A próxima fase da competição (Semifinal) inicia no sábado (19) deste mês, e a grande final será domingo (20). O Papão teve como destaque o atleta Marcos, que soube administrar e manter o esquema tático da equipe em um jogo tão difícil. O Treinador Alesson Belo comentou como a equipe está se preparando para as semifinais contra a equipe do Turma Basquete. No dia 20/8/2017, Moto Club derrotou o Jovens Maranhenses na Final por 81 a 75, na prorrogação, conquistando o título da I Copa São Luís Adulto de Basquetebol Masculino.
Uma conquista inédita para a galeria de troféus do Moto Club. Na noite de quarta-feira (6/12/2017), no Ginásio Paulo Leite, o Papão garantiu o seu primeiro título estadual de basquete adulto masculino ao derrotar a equipe dos Jovens na decisão do Campeonato Maranhense, competição promovida pela Federação Maranhense de Basquetebol (FMB). O triunfo motense veio em grande estilo e com uma atuação perfeita. No fim, a vitória por 65 a 49 fez o Moto Club soltar o grito de campeão e garantiu a equipe rubro-negra na próxima edição da Copa Norte de Basquete Adulto.
Além de valer o título estadual, a final diante dos Jovens era uma espécie de revanche para o Moto Club. Na primeira fase, as duas equipes haviam se enfrentado, e os Jovens venceram o Papão. No entanto, quando a partida valia uma conquista inédita, o Moto Club deu o troco com autoridade.
Com grande atuação, Kassius Clay liderou o Papão dentro de quadra. O ala anotou 24 pontos e foi eleito o MVP das finais, coroando, assim, sua participação no Campeonato Maranhense.
O título estadual deu ao Moto Club a oportunidade de disputar a Copa Norte de Basquete Adulto 2019, competição que é seletiva para a Supercopa Brasil, torneio que classifica o campeão para a Liga Ouro (Série B do NBB). O Moto Club encerrou sua participação no Campeonato Maranhense Adulto com uma campanha quase que perfeita. Dos oito jogos disputados, o Papão venceu sete, e o único revés aconteceu quando o time já estava classificado para ase semifinais do torneio.

2013
Campeão do I Troféu São Luís Xplode de Basquetebol. No primeiro jogo das finais, Jovens Maranhenses venceu Moto Club por 111 a 104, na prorrogação. No jogo seguinte, Moto venceu por 85 a 80. No terceiro e último jogo dos playoffs finais, Moto Club venceu Jovens Maranhense por 78 a 70 e sagrou-se campeão.

2014
Para chegar às finais, Moto Club Basquete venceu Estilo por 97 a 53. Perdeu a final do Campenato Maranhense Adulto para Jovens Maranhenses. No primeiro jogo, perdeu por 78 a 70 e no segundo jogo, perdeu por 75 a 71. Moto Club Basquete foi vice-campeão.
Por outro lado, a equipe masculina sub-17 foi muito mal no Campeonato Estadual. Perdeu todos os jogos da Primeira Fase e não se classificou para as semifinais.

2015
Campeão do III Troféu São Luís Xplode de Basquetebol, derrotando Jovens Maranhense nos playoffs finais.
A equipe feminina do Moto Club Basquete terminou a 1ª Fase do Campeonato Maranhense em 4° lugar com 132 pontos a favor e 172 pontos contra. Depois, o time perdeu na semifinal para Avabma 38+.

2016
Campeão do IV Troféu São Luís Xplode de Basquetebo e do Torneio Super Four (com a melhores equipes de São Luís)
Vice-Campeão da Copa Jorge Barbosa de Basquete Adulto Masculino
3° Colocado na Copa Leste, em Caxias (com equipes da Região de Caxias e do Piauí) e no Campeonato Maranhense de Basquete Adulto Masculino

Comissão Técnica
Técnico: Alesson Belo
Auxiliar: Carlos Santiago
Estatística: Alyne Sá