quinta-feira, 22 de março de 2018

Pré-Jogo: 22/03/2018 > Campeonato Maranhense > Moto Club x Maranhão


Nesta quinta-feira (22/03/2018), às 21h45, no Estádio Castelão, Moto Club e Maranhão disputarão o quarto clássico "Maremoto" do ano. Este sem dúvida nenhuma será o mais importante, o mais decisivo. Está em jogo a vaga para a Final e um calendário melhor para o Papão no próximo ano. Será o jogo de volta Semifinal do Campeonato Maranhense. O primeiro "Maremoto" foi um jogo amistoso no dia 13/01/2018, no Estádio Nhozinho Santos, e terminou empatado em 1 a 1. Moto venceu o segundo clássico por 2 a 1, na última rodada da 1ª Fase, no Estádio Castelão. No jogo de ida, no dia 18/3/2018, o jogo terminou empatado em 0 a 0, neste mesmo estádio. Na outra semifinal, houve empate em 0 a 0 entre São José de Ribamar e Imperatriz. Moto Club terminou a 1ª Fase do Campeonato Maranhense em primeiro lugar com 15 pontos. É a única equipe invicta na competição com 4 vitórias e 3 empates. Maranhão terminou a 1ª Fase em quarto lugar com 11 pontos, mesma pontuação do São José de Ribamar, 3º colocado, mas ficou atrás do São José por ter marcado menos gols (7 contra 11 do São José). MAC teve 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. 

Moto Club tem a vantagem no confronto e se classifica para a Final se o jogo de volta também terminar empatado. Moto Club, além de ter a melhor campanha da competição, tem o melhor ataque com 17 gols marcados em 8 jogos, média de 2,125 gols por jogo. Moto só não marcou gol no último jogo contra o MAC. A média de gols do Campeonato Maranhense é de 2,68 gols por jogo. Por outro lado, Papão do Norte tem a segunda pior defesa do Campeonato Maranhense com 10 gols sofridos (ao lado do São José), média de 1,25 gols por jogo. Moto só não sofreu gol em duas partidas (contra o Bacabal e no último jogo contra o MAC). Maranhão tem a quarta melhor campanha do campeonato. Em termos de ataque, MAC está deixando a desejar. O Bode Gregório marcou apenas 7 gols em 8 jogos, média de 0,875 gol por jogo. Ficou sem marcar gols em três partidas (contra Santa Quitéria, Bacabal e Moto Club). Tem o segundo pior ataque da competição ao lado do Santa Quitéria. Por outro lado, Maranhão tem a melhor defesa do campeonato com 6 gols sofridos em 8 jogos, média de 0,75 gol por jogo. Ficou sem sofrer gols ("clean sheets") em quatro jogos (contra Santa Quitéria, Sampaio, Imperatriz  e Moto Club).

O Clássico "Maremoto" é disputado desde 9 de abril de 1940, quando o Papão do Norte disputou seu primeiro jogo oficial. Em jogo válido pelo Torneio Início do Campeonato Maranhense, Moto Club perdeu para o MAC, no Campo do Passeio, por 2 a 1. O gol motense foi marcado por Anderson. Os gols do MAC foram marcados por Driblador. Moto foi escalado assim: Ahu; Zezico e Pires Neves; Carrasco, 91 e Mozabá; Elvite, Cecílio, Jacaré, Bá e Aderson. Um dos grandes jogos entre Moto Club e Maranhão foi a vitória do Papão do Norte por 3 a 1 no dia 5/6/1969, em um amistoso. Nesse jogo, MAC contou com a participação do lateral esquerdo Nilton Santos. Os gols do Moto foram marcados Pelezinho, Djalma e China. O Clássico "Maremoto" é um jogo sempre muito disputado e com muitos gols. No último confronto, em amistoso disputado no início do ano, foram 4 cartões amarelos para os jogadores do MAC, 3 cartões amarelos para os jogadores do Moto e um cartão vermelho para o jogador do Moto. O jogo terminou em 1 a 1. Jefferson (Moto) e Eloir (MAC) fizeram os gols. No segundo Clássico "Maremoto", no dia 7/3/2018, Moto Club venceu com gols de Everlan e Shailison. Patrick fez o gold o MAC. No último clássico, no dia 18/3/2018 houve empate sem gols.

Ainda teve um jogo curioso que começou no dia 12/08/1950, válido pelo Torneio da Amizade. No Estádio Santo Izabel, o Maremoto decidia aquele torneio. Moto vencia por 3 a 2 e o jogo foi paralisado aos 28 minutos do segundo tempo por causa de uma confusão entre os jogadores rubro-negros e maqueanos. O árbitro anulou o gol do Maranhão e um dos torcedores lançou uma pedra para dentro de campo, que acabou atingindo um jogador motense. Os jogadores do Moto partiram para cima de um torcedor maqueano. Houve invasão de campo e quase um zagueiro do Moto foi linchado. A partida foi encerrada, mas teve seu complemento no dia 8/10/1950, quando foram jogados os 17 minutos finais e o Moto venceu a partida que começou no dia 12/08/1950 por 4 a 2. A maior vitória do Moto foi no dia 13/6/2018, quando o Papão aplicou a goleada de 8 a 1. Moto sofreu uma goleada de 8 a 3 no dia 30/4/1949. No dia 7/9/1943, tivemos 13 gols no "Maremoto" vencido pelo Papão por 7 a 6. Este jogo será o clássico de nº 566.


Arbitragem
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novaes (São Luís)
Assistentes: Ivanildo Gonçalves da Silva (Bacabal) e Djavan Costa da Silva (Timon)
4º Árbitro: José Chagas Araújo (São Luís)
Árbitros Adicionais: Jorge Luís Viana da Silva (São Luís) e Raphael Max Borges Pereira (São Luís)
Assessor de Arbitragem: Nacor Benedito Arouche (São Luís)


Mayron Frederico dos Reis Novaes já apitou 2 jogos do Campeonato Maranhense. Distribuiu 10 cartões amarelos (média de 5 por jogo). Ele deu 9 cartões amarelos para os mandantes e 1 cartão amarelo para o visitante. Ele apitou dois jogos do Moto Club: 20/1/2018 - Imperatriz 2x2 Moto Club (3 cartões amarelos pro Imperatriz) e 18/2/2018 - Cordino 2x2 Moto Club (6 cartões pro Cordino e 1 cartão pro Moto). Mayron Frederico dos Reis Novaes ainda não apitou nenhum jogo do Maranhão.


Na Rádio
Rádio Mirante 600 AM, Rádio Timbira Nova 1290 AM, Rádio Difusora 680 AM e Rádio Educadora 560 AM.


Histórico do Confronto
Total de Jogos: 565
Vitórias do Moto Club: 214
Empates: 181
Vitórias do Maranhão: 170
Gols do Moto Club: 899
Gols do Maranhão: 805
Primeiro Jogo: 9/4/1940 - Torneio Início - Maranhão 2x1 Moto Club
Maior Goleada Aplicada pelo Moto Club: 13/06/1968 - Campeonato Maranhense - Moto Club 8x1 Maranhão
Maior Goleada Sofrida pelo Moto Club: 30/4/1949 - Campeonato Maranhense - Maranhão 8x3 Moto Club
Partida com mais gols: 7/9/1943 - Campeonato Maranhense - Moto Club 7x6 Maranhão
Último Jogo: 18/3/2018 - Campeonato Maranhense - Maranhão 0x0 Moto Club

Mais estatísticas dos confrontos: https://motoclubsaoluis.blogspot.com.br/2016/11/historico-do-confronto-moto-club-x.html


Time do Maranhão
Cris é o artilheiro do Maranhão com 2 gols marcados. Patrick, Eloir, Felipe Costa, Válber e Odair (contra) fizeram os demais gols do Maranhão. Eloir é o líder em assistências com 2. André Luís e Denilson têm uma assistência cada um. Maranhão tem 30 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos (Fábio, Luiz Fernando e Curuca). Rômulo Ferreira tem 4 cartões amarelos. Anderson Alagoano tem 3 cartões amarelos. Válber, Denilson, Luiz Fernando, Curuca, Eloir, Emerson, Lucas e Sandro Bacabal têm 2 cartões amarelos cada um. Felipe Costa, Ângelo, Fábio, André Luís, Fabio Lopes, Cris e
Fábio têm um cartão amarelo cada um. Somente 4 jogadores jogaram todas as partidas: Eloir, Sandro Bacabal, Cris e Patrick. Somente os três primeiros foram titulares em todos os jogos.
O técnico Meinha comanda a equipe desde o início do campeonato. Ele, Marcinho Guerreiro (Moto), Marquinhos Fumê (Santa Quitéria), Luís Miguel (São José) e Francisco Diá (Sampaio) são os únicos treinadores que comandaram suas equipes em todos os jogos do campeonato. Sob seu comando, Maranhão conquistou 1,5 pontos por jogo. O meia Felipe Costa, de 25 anos, autor do último gol do MAC, foi jogador do Moto Club. Ele saiu machucado no primo jogo contra o Moto Club e entrou no segundo tempo no segundo jogo. O zagueiro Patrick está com uma lesão no joelho e não deverá jogar.  Rômulo Ferreira deverá ser seu substituto. Emerson poderá voltar a ser titular e entrar no lugar de Curuca. Ele não foi relacionado nos últimos 3 jogos. No ano passado, enfrentou duas vezes o Moto, jogando pelo Sampaio. Provável time: Fábio; Denilson, Lucas, Anderson Alagoano e Luis Fernando; Sandro Bacabal, Eloir, Felipe Costa (Rômulo Ferreira), Emerson (Curuca) e Válber; Cris.


Time do Moto Club
O artilheiro do Moto Club é Val Barreto, autor de três gols na última partida. Jefferson Araújo, que deixou a equipe, tem 2 gols, assim como Rafael Santos. Bruno Menezes, Everlan e Shailison também têm 2 gols cada um. Diego Renan é o líder em assistências com 2. Everlan, Jefferson Araújo, Jaílson, Ricardo Maranhão, Jadelson e Matheus Rubens têm 1 assistência cada um. Moto Club recebeu apenas 18 cartões amarelos (equipe que tem menos cartões amarelos no campeonato junto com o Imperatriz) e 3 cartões vermelhos no Campeonato Maranhense: Jefferson Araújo, Everlan e Rafael Santos. Junto com Sampaio Corrêa e Maranhão, Moto Club é a equipe com mais cartões vermelhos no Campeonato Maranhense. Rafael Santos e Diego Renan são os jogadores com mais cartões amarelos (3). Everlan e Wanderson têm 2 cartões amarelos cada um. André Mensalão, Betão, Carioca, Matheus Rubens, Ricardo Maranhão, Solano, Victor Salvador e Val Barreto têm um cartão amarelo cada um. Cinco jogadores jogaram as 8 partidas: o goleiro Rodrigo Ramos, o zagueiro Wanderson, os meias Jailson e Bruno Menezes, e o atacante Ricardo Maranhão.
O técnico Marcinho não tem desfalques para o jogo. Ele deverá escalar a mesma equipe que venceu o Maranhão no dia 7/3/2018. Marcinho tem mais de 200 jogos como jogador do Moto Club e um aproveitamento de 81% como técnico.  Ao todo são 22 jogos como técnico do Papão do Norte, com 11 vitórias, 7 empates, 4 derrotas e 40 pontos ganhos. Com 39 anos de idade, Marcinho Guerreiro iniciou sua carreira de técnico no Rubro-Negro Maranhense  e pretende se qualificar esse ano para progredir cada vez mais nesta carreira. Diego Renan recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo e está suspenso. O volante Doda, que havia estreado no time no jogo anterior, sentiu-se mal nesta semana e está fora do jogo. Guilherme está no DM, mas ainda não foi submetido a cirurgia. O atacante Sharlison voltou a sentir dores no tornozelo direito, mas não preocupa para o jogo. Ele iniciou a semana fazendo tratamento e deve ser relacionado para a partida de domingo. Jogadores do Moto Club relacionados para o jogo:
Goleiros - Rodrigo Ramos e Mateus Sousa;
Laterais - Matheus Rubens, Chico Bala e Pedro Jr;
Zagueiros - Wanderson, Wesley e Betão;
Volantes: Rafael Santos, Bruno Menezes, Victor Salvador e Romério;
Meias: Jailson, Everlan e Jadelson Azul; e
Atacantes: Ricardo Maranhão, Val Barreto, Lucas Bacelar, Jackson Robinho, Shailison e Negueba. Moto deve jogar com a seguinte formação: