quarta-feira, 7 de março de 2018

Pré-Jogo: 07/03/2018 > Campeonato Maranhense > Moto Club x Maranhão


Nesta quarta-feira (07/03/2018), às 15h45, no Estádio Nhozinho Santos, Moto Club e Maranhão disputarão o segundo clássico "Maremoto" do ano e o primeiro do Campeonato Maranhense. Será a última rodada do campeonato estadual. Os quatro jogos serão na mesma data e horário. O jogo estava inicialmente programado para o Estádio Castelão, mas essa semana foi alterado o local da partida para o Estádio Nhozinho Santos. O primeiro "Maremoto" foi um jogo amistoso no dia 13/01/2018, nesse mesmo estádio, e terminou empatado em 1 a 1. Moto Club lidera a 1ª Fase do Campeonato Maranhense com 12 pontos. É a única equipe invicta na competição com 3 vitórias e 3 empates. Maranhão está em terceiro lugar com 11 pontos, perdeu apenas para o Bacabal, fora de casa. Tem 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Está empatado em pontos com São José, 2º colocado, mas perde no saldo de gols.

Para terminar líder e ter a vantagem do empate no agregado e do mando de campo no segundo jogo da Semifinal, Moto Club precisa vencer o clássico. Se empatar, também terminará como líder se o São José não vencer o Sampaio. Maranhão garantiu sua classificação para a Semifinal ao derrotar o Imperatriz na última rodada. Tem um ponto a menos do que o Moto. Para conquistar a liderança na 1ª Fase, precisa vencer o Moto e torcer para o São José não vencer o Sampaio. No caso de vitórias do MAC e do São José, a primeira colocação seria decidida no saldo de gols e o time do balneário tem a vantagem de 1 gol em relação ao MAC. Moto Club sempre ficou no G4 durante todo o campeonato, sua pior colocação foi o 4º lugar na 1ª e na 4ª rodadas. MAC ficou no G4 nas três primeras rodadas e depois caiu, chegando a ficar na 6ª colocação na 4ª rodada.

Moto Club, além de ter a melhor campanha da competição, tem o melhor ataque com 15 gols marcados em 6 jogos, média de 2,5 gols por jogo. Marcou gols em todos os jogos. A média de gols do Campeonato Maranhense é de 2,75 gols por jogo. Por outro lado, Papão do Norte tem a segunda pior defesa do Campeonato Maranhense com 9 gols sofridos, média de 1,5 gols por jogo. Moto só não sofreu gol em uma partida (contra o Bacabal). Maranhão tem a terceira melhor campanha do campeonato. Em termos de ataque, MAC está deixando a desejar. O Bode Gregório marcou apenas 6 gols em 6 jogos, média de 1 gol por jogo. Ficou sem marcar gols em duas partidas (contra Santa Quitéria e Bacabal). Tem o segundo pior ataque da competição ao lado do Santa Quitéria. Por outro lado, Maranhão tem a melhor defesa do campeonato com 4 gols sofridos em 6 jogos, média de 0,67 gol por jogo. Ficou sem sofrer gols ("clean sheets") em três jogos (contra Santa Quitéria, Sampaio e Imperatriz).

O Clássico "Maremoto" é disputado desde 9 de abril de 1940, quando o Papão do Norte disputou seu primeiro jogo oficial. Em jogo válido pelo Torneio Início do Campeonato Maranhense, Moto Club perdeu para o MAC, no Campo do Passeio, por 2 a 1. O gol motense foi marcado por Anderson. Os gols do MAC foram marcados por Driblador. Moto foi escalado assim: Ahu; Zezico e Pires Neves; Carrasco, 91 e Mozabá; Elvite, Cecílio, Jacaré, Bá e Aderson. Um dos grandes jogos entre Moto Club e Maranhão foi a vitória do Papão do Norte por 3 a 1 no dia 5/6/1969, em um amistoso. Nesse jogo, MAC contou com a participação do lateral esquerdo Nilton Santos. Os gols do Moto foram marcados Pelezinho, Djalma e China. O Clássico "Maremoto" é um jogo sempre muito disputado e com muitos gols. No último confronto, em amistoso disputado no início do ano, foram 4 cartões amarelos para os jogadores do MAC, 3 cartões amarelos para os jogadores do Moto e um cartão vermelho para o jogador do Moto. O jogo terminou em 1 a 1. Jefferson (Moto) e Eloir (MAC) fizeram os gols.

Ainda teve um jogo curioso que começou no dia 12/08/1950, válido pelo Torneio da Amizade. No Estádio Santo Izabel, o Maremoto decidia aquele torneio. Moto vencia por 3 a 2 e o jogo foi paralisado aos 28 minutos do segundo tempo por causa de uma confusão entre os jogadores rubro-negros e maqueanos. O árbitro anulou o gol do Maranhão e um dos torcedores lançou uma pedra para dentro de campo, que acabou atingindo um jogador motense. Os jogadores do Moto partiram para cima de um torcedor maqueano. Houve invasão de campo e quase um zagueiro do Moto foi linchado. A partida foi encerrada, mas teve seu complemento no dia 8/10/1950, quando foram jogados os 17 minutos finais e o Moto venceu a partida que começou no dia 12/08/1950 por 4 a 2. A maior vitória do Moto foi no dia 13/6/2018, quando o Papão aplicou a goleada de 8 a 1. Moto sofreu uma goleada de 8 a 3 no dia 30/4/1949. No dia 7/9/1943, tivemos 13 gols no "Maremoto" vencido pelo Papão por 7 a 6. Este jogo será o clássico de nº 564.


Arbitragem
Árbitro: Jorge Luís Viana da Silva (São Luís)
Assistentes: Adriana Oliveira de Carvalho (Imperatriz) e Edna Cristina Santos Ferreira (São Luís)
4º Árbitro: Paulo José Sousa Mourão (São Luís)
Assessor de Arbitragem: Marcelo Bispo Nunes Filho
Delegado da FMF: Raimundo Nonato Peixoto Barros
Delegado Especial: Emanuel de Jesus dos Santos Sousa

Jorge Luís Viana da Silva já apitou 2 jogos do Campeonato Maranhense. Distribuiu 13 cartões amarelos e 1 cartão vermelho. Ele ainda não apitou nenhum jogo do Moto Club nem do Maranhão. Ele apitou a vitória do Imperatriz sobre o Bacabal por 2 a 1, fora de casa, e o empate entre São José e Cordino em 1 a 1.


Na Rádio
Rádio Mirante 600 AM, Rádio Timbira Nova 1290 AM, Rádio Difusora 680 AM e Rádio Educadora 560 AM.


Histórico do Confronto
Total de Jogos: 563
Vitórias do Moto Club: 213
Empates: 180
Vitórias do Maranhão: 170
Gols do Moto Club: 897
Gols do Maranhão: 804
Primeiro Jogo: 9/4/1940 - Torneio Início - Maranhão 2x1 Moto Club
Maior Goleada Aplicada pelo Moto Club: 13/06/1968 - Campeonato Maranhense - Moto Club 8x1 Maranhão
Maior Goleada Sofrida pelo Moto Club: 30/4/1949 - Campeonato Maranhense - Maranhão 8x3 Moto Club
Partida com mais gols: 7/9/1943 - Campeonato Maranhense - Moto Club 7x6 Maranhão
Último Jogo: 13/1/2018 - Amistoso - Maranhão 1x1 Moto Club

Mais estatísticas dos confrontos: https://motoclubsaoluis.blogspot.com.br/2016/11/historico-do-confronto-moto-club-x.html


Time do Maranhão
Cris é o artilheiro do Maranhão com 2 gols marcados. Eloir, Felipe Costa, Válber e Odair (contra) fizeram os demais gols do Maranhão. Eloir é o líder em assistências com 2. André Luís e Denilson têm uma assistência cada um. Maranhão tem 25 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos (Fábio, Luiz Fernando e Curuca). Anderson Alagoano e Rômulo Ferreira têm 3 cartões amarelos cada um. Luiz Fernando, Curuca, Eloir, Emerson, Lucas e Sandro Bacabal têm 2 cartões amarelos cada um. Fábio, André Luís, Denilson, Fabio Lopes, Cris, Rodrigues e Válber têm um cartão amarelo cada um. Somente 6 jogadores jogaram todas as partidas: Eloir, Sandro Bacabal, Cris, Patrick, Curuca e Emerson. Somente os três primeiros foram titulares em todos os jogos.
O técnico Meinha comanda a equipe desde o início do campeonato. Ele, Marcinho Guerreiro (Moto), Marquinhos Fumê (Santa Quitéria), Luís Miguel (São José) e Francisco Diá (Sampaio) são os únicos treinadores que comandaram suas equipes em todos os jogos do campeonato. MAC vem embalado por duas vitórias contra os rivais Sampaio Corrêa e Imperatriz. Para conseguir terminar em primeiro lugar na 1ª Fase, o Bode Gregório vai precisar vencer o Moto Club e torcer por um tropeço do São José. Rômulo Ferreira volta ao time após cumprir suspensão. O meia Felipe Costa, de 25 anos, autor do último gol do MAC, foi jogador do Moto Club. Curuca foi expulso no jogo contra o Imperatriz e cumprirá suspensão. No ano passado, enfrentou duas vezes o Moto, jogando pelo Sampaio. Provável time: Fábio; Patrick, Lucas e Rômulo Ferreira; Denilson, Sandro Bacabal, Luis Fernando, Eloir, Fábio Lopes e Felipe; Cris.


Time do Moto Club
O artilheiro do Moto Club é Val Barreto, autor de três gols na última partida. Jefferson Araújo, que deixou a equipe, tem 2 gols, assim como Rafael Santos. Moto Club recebeu apenas 14 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos no Campeonato Maranhense: Jefferson Araújo, Everlan e Rafael Santos. Junto com Sampaio Corrêa e Maranhão, Moto Club é a equipe com mais cartões vermelhos no Campeonato Maranhense. Rafael Santos é o jogador com mais cartões amarelos (3). Diego Renan tem 2 cartões amarelos. Everlan, André Mensalão, Betão, Carioca, Matheus Rubens, Ricardo Maranhão, Solano, Victor Salvador e Wanderson têm um cartão amarelo cada um. Cinco jogadores jogaram as 6 partidas: o goleiro Rodrigo Ramos, o zagueiro Wanderson, os meias Jailson e Bruno Menezes, e o atacante Ricardo Maranhão.
O técnico Marcinho vai ter o desfalque do meia Rafael Santos, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo. Rafael Santos cumprirá suspensão. Romério treinou com a equipe titular e dever ser seu substituto. Everlan cumpriu suspensão no jogo contra o Santa Quitéria e voltará ao time titular. Diego Renan treinou normalmente e deverá ser o titular da equipe. O restante do time que enfrentou Santa Quitéria deverá ser mantido para este jogo. Rodrigo Ramos saiu machucado no último jogo, mas já está recuperado. O lateral Pedro Junior e o atacante Lucas Bacelar ainda estão contundidos. Guilherme está no DM, mas ainda não foi submetido a cirurgia. Moto deve jogar com a seguinte formação: