quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013



Fazendo uma retrospectiva do Moto Club em 2013, podemos afirmar que os melhores momentos foram nos meses de agosto e setembro, quando o Moto Club conquistou o título da Série B do Campeonato Maranhense e, consequentemente, o acesso à 1ª Divisão do futebol maranhense em 2014.
A campanha do Papão do Norte começou de forma decepcionante com uma derrota em casa para o Sabiá. A torcida foi em grande número para o Castelão (5.579 espectadores) e viu a equipe rubro-negra sofrer uma derrota de virada por 2 a 1. Depois deste jogo, o Moto acordou e emendou uma série de 6 vitórias consecutivas. Fora de casa, Papão do Norte teve uma campanha de 100% de aproveitamento. 
Gols não faltaram. Moto Club marcou pelo menos um gol em todas as partidas da Série B. O Rubro-Negro maranhense aplicou duas goleadas de 3 a 0 contra o Araioses e o JV Lideral. O jogo com mais gols foi o 4 a 2 no Itapecuruense. Moto Club terminou a competição com o melhor ataque (17 gols) e a melhor defesa, juntamente com o Sabiá (6 gols).
O grande destaque do Moto nessa campanha vitoriosa foi o artilheiro Kleber Pereira. O camisa 23 jogou todas as partidas (632 minutos) e fez 9 gols. Só não marcou no jogo em que o Moto venceu o JV Lideral por 1 a 0, em Imperatriz. Ele fez o primeiro e o último gol do Papão do Norte na Série B do Campeonato Maranhense. Foi homenageada com toda a justiça no jogo de encerramento do campeonato.
O goleiro Alberto foi o jogador que esteve mais tempo em campo pelo Moto Club. Foram 8 jogos disputados e 720 minutos jogados. Foram 4 jogos em que ele não sofreu nenhum gol. O zagueiro Alisson e o atacante Wescley também jogaram todas as partidas do Moto.
A grande torcida do Papão também fez sua parte. A média de público foi de 5.698 espectadores por jogo. O recorde foi no último jogo (empate em 1 a 1 com o Itapecuruense), quando 8.700 torcedores compareceram ao Estádio Nhozinho Santos.
Após a 2ª Divisão, Moto Club disputou a Copa Cidade de São Luis, que valia uma vaga na Copa do Brasil de 2014. Moto estava no Grupo B, juntamente com Maranhão, Balsas e Imperatriz. No Primeiro Turno, Papão do Norte foi bem na Primeira Fase, vencendo os três jogos. Na Semifinal, Moto Club perdeu para o Cordino por 4 a 2, no agregado. No Segundo Turno, Moto ficou em terceiro no grupo B e não se classificou para a Segunda Fase. No último jogo, Moto foi derrotado pelo Sampaio no único Superclássico de 2013. O atacante Felipe foi o artilheiro do Moto na Copa Cidade com 6 gols. No cômputo geral de pontos, Moto Club ficou na quarta posição e teve o segundo melhor ataque da competição com 17 gols. Kleber Pereira terminou como artilheiro do Moto na temporada com 9 gols. 
E 2014? O que será que vai acontecer com o Papão do Norte? Infelizmente, não há ainda nenhuma perspectiva para o Moto Club. A eleição para Presidente deverá ocorrer no dia 10 de janeiro e o Campeonato Maranhense vai começar no dia 26 deste mês.