segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Especial: Guia do Campeonato Maranhense Série B 2013


Neste domingo (4/8/2013), terá início o Campeonato Maranhense Série B de 2013 com a participação de cinco clubes, um de São Luís (Moto Club) e quatro do interior do Maranhão (JV Lideral, Sabiá, Itapecuruense e Araioses). Teremos a presença de dois campeões maranhenses e dois estreantes. Moto Club, JV Lideral e Sabiá saem como favoritos para disputar as duas vagas de acesso à Primeira Divisão do Campeonato Maranhense. Itapecurense e Araioses podem surpreender. Então, todo cuidado é pouco para o Papão do Norte, que tem mais do que a obrigação de voltar à elite do futebol maranhense.



Moto Club de São Luís



Cidade: São Luís (1.011.943 hab.)

Data de Fundação: 13/9/1937
Presidente: Roberto Fernandes
Técnico: Celinho Valentim
Apelido: Papão do Norte
Cores: vermelho e preto
Estádio: Castelão (Capacidade: 40.000) ou Nhozinho Santos (Capacidade: 12.891)
Títulos: campeão maranhense da 1ª divisão (24 vezes, a última em 2008), da Série B (2ª divisão) em 2010 e da Taça Cidade de São Luís em 1993, 2003 e 2004.
Colocação em 2012: 9° na 1ª Divisão do Campeonato Maranhense (rebaixado)

Este ano é de mudança para o Moto Club. Roberto Fernandes foi eleito presidente e está trabalhando para colocar o Papão de volta na 1ª divisão. O técnico Celinho Valentim, que tem uma passagem pelo Moto em 2011, e depois se destacou, dirigindo o Viana e o Imperatriz (vice-campeão maranhense), será o novo técnico. Dois velhos conhecidos da torcida motense estarão em campo para ajudar o Moto nesse grande objetivo, o volante Marcinho e o atacante Kleber Pereira. Alguns jogadores que foram vice-campeões maranhenses de 2013 pelo Imperatriz, estão no plantel como o goleiro Alberto, o zagueiro Gleisson e os meio-campistas Gualberto, Rubens e Keulson. Moto também contratou o experiente goleiro Jefferson, que teve passagens no Fortaleza e no Sampaio. Moto Club é um dos grandes favoritos para ser campeão da Série B maranhense.



JV Lideral Futebol Clube


Cidade: Imperatriz (247.553 hab. e 530 km de distância de São Luís)
Data de Fundação: 30/04/1984
Presidente: Walter Lira
Técnico: Mael
Apelido: Trator de Camaçari
Cores: vermelho, amarelo e branco
Estádio: Frei Epifânio D'Abadia (Capacidade: 10.000)
Títulos: campeão maranhense da 1ª divisão (1 vez, em 2009).
Colocação em 2012: licenciou-se em 2010 e não disputou mais campeonato profissional.
O Trato de Camaçari apostará na juventude da equipe que disputou a Série B do Campeonato Maranhense de 2012 e a Copa São Paulo de Juniores de 2013. JV Lideral reforçou-se com alguns jogadores do Balsas, como o goleiro Salmi, o volante Yuri e os atacantes Elielson e Igor. Trouxe também o meia Bruno Ítalo, do Bacabal. JV Lideral, juntamente com o Moto Club, é um dos grandes favoritos para ser campeão da Série B maranhense.



Sabiá Futebol Clube


Cidade: Caxias (105.202 hab. e 360 km de distância de São Luís)
Site Oficial: www.sabiafcma.com.br
Data de Fundação: 23/4/2007
Presidente: Tânia Maria Vieira Silva
Técnico: Daniel Frasson
Apelido: Pássaro dos Cocais
Cores: verde, amarelo e branco
Estádio: Duque de Caxias (Capacidade: 3.500)
Título: campeão maranhense da Série B (2ª divisão) em 2011

Colocação em 2012: 10° no Campeonato Maranhense da 1ª Divisão (rebaixado)
Sabiá esteve dois anos na 1ª divisão do Campeonato Maranhense e quer voltar novamente. Foi o último colocado no Campeonato Maranhense do ano passado. Mesmo assim, manteve o técnico Chicão Jaguar e alguns jogadores daquele time, como o goleiro Paz, os laterais Alex e Esquerdinha, o meio-campista Edcarlos e o atacante Shailison. O time se reforçou e trouxe o atacante Gilson, que marcou 3 gols pelo vice-campeão maranhense. Meu prognóstico é que brigue por uma das vagas de acesso.



Sociedade Esportiva Itapecuruense


Cidade: Itapecuru-Mirim (62.123 hab. e 108 km de distância de São Luís)Data de Fundação: 2013
Presidente: Raimundo Nonato Sampaio ("Raimundão")
Técnico: 
Raimundo Nonato Sampaio ("Raimundão")
Apelido: Águia de Ouro
Cores: verde, amarelo e branco
Estádio: Municipal João Rodolfo "Rodolfão" (Capacidade: 5.000)

Itapecuruense é um dos estreantes na 2ª Divisão do Campeonato Maranhense. O ex-goleiro Raimundão, que é da cidade de Itapecuru-Mirim, fundou o clube, tornou-se o Presidente e técnico do time. A equipe é formada por jogadores da região, reforçada com alguns atletas que já estiveram no Moto Club, como o goleiro Laert, os zagueiros Diego Lindbergh e Carlinhos, o volante Arcinho e o atacante Cláudio André. Pode surpreender os favoritos, se conseguir um bom entrosamento da equipe.



Araioses Futebol Clube


Cidade: Araioses (42.505 hab. e 306 km de distância de São Luís)Presidente: Telson Bittencourt
Técnico: 
Erasmo Forte
Estádio: Cardosão
Outra equipe novata na competição, Araioses contratou o técnico Erasmo Forte, que dirigiu o Bacabal na 1ª Divisão. De lá também veio o goleiro Pablo. Outro goleiro contratado é o experiente Baby. Araioses é ainda uma grande incógnita para podermos afirmar que vai brigar pelo acesso à 1ª divisão. Porém, acredito que todas as cinco equipes tem chances de promoção na Série B do Campeonato Maranhense.